quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Para pintar o retrato de um pássaro

À Elsa Henriquez

foto de autor desconhecido


Primeiro pinte uma gaiola.
Depois pinte
algo gracioso
algo simples
algo bonito
algo útil
para o pássaro.
Então encoste a tela a uma árvore
em um jardim
em um bosque
ou em uma floresta.
Esconda-se atrás da árvore
sem falar
sem se mover…
Às vezes o pássaro aparece logo
mas ele pode demorar muitos anos
antes de se decidir.
Não desanime.
Espere.
Espere durante anos, se necessário.
A rapidez ou lentidão do pássaro
não influi no bom resultado
do quadro.
Quando o pássaro aparecer
se ele o fizer
observe no mais profundo silêncio
até ele entrar na gaiola
e quando ele assim agir
delicadamente feche a porta com o pincel.
Então
apague uma a uma todas as grades
tomando cuidado para não tocar na plumagem do pássaro.
Em seguida, pinte o retrato da árvore
escolhendo o mais bonito de seus galhos
para o pássaro.
Pinte também a folhagem verde e o frescor do vento,
o dourado do sol
e a algazarra das criaturas, na relva, sob o calor do verão.
E então espere até que o pássaro decida cantar.
Se ele não cantar
é um mau sinal,
um sinal de que a pintura está ruim.
Mas se ele cantar é um bom sinal,
um sinal de que você pode assinar.
Então, com muita delicadeza, você arranca
uma das penas do pássaro
e escreve seu nome em um canto do quadro.

Jacques Prévert.

Disponível em>http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pi/pi200293.htm>Acesso em 13/09/2010.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

8º Sarau BDB em contos

"Sarau Literário: Um grupo formado para aqueles que querem expor seus textos ao público, discutir literatura (acadêmica ou leigamente) e conhecer um pouco mais da história dessa arte que nos traz tanta emoção e vivacidade aos nossos olhos! Os Saraus eram manifestações artísticas de teatro, dança, música e poesia que eram apresentadas para os nobres e reis. Hoje em dia os Saraus ainda estão presentes no nosso cotidiano".
Coisa boa é que isso não se perdeu na onda da modernidade e da tecnologia. Portanto, imperdível o 8º Sarau que será realizado na Biblioteca Demonstrativa de Brasília.  Uma iniciativa da BDB, em homenagem à Casa de Autores, com a presença de vários escritores e de pessoas ligadas à literatura. Não vou falar mais para não me antecipar  aos momentos agrádáveis que passaremos nesse evento.
Confiram o convite

domingo, 24 de outubro de 2010

Noite agradável. La Fornacella

Sexta-feira, 22. Final de dia. Noite chuvosa. Sensação boa após longo período de seca. Que fazer? Nada. Curtir a chuva. Telefone toca . Amiga chama: “Vamos sair. Pizzaria italiana na 312 Norte”


312? Conheço desde vinda pra Brasília. É-me familiar. Topo. Troco-me depressa. Pego táxi. Chego destino. Surpresa: local agradável. Grupo bom, Papo gostoso. Íris, escritora, Coordenadora da Casa de Autores, irmã e sobrinha.

Josina, figuraça, com amigos. Pizza deliciosa. Vinho para complementar.

Pedacinho de Itália na 312 Norte. Quem diria! Quadra sem tradição gastronômica. Dono italiano. Estuda Português. Conversa com clientes.

 Fala-se sobre atividades culturais: saraus, poemas, livros. Livros? Vera Lúcia Dias, claro. Uma das mais promissoras escritoras de livro infantil da atualidade. Livros novos. Sensibilidade baila com palavras e idéias. Bom, Vera, ter você em nossa roda. Ainda que citada.



Noite boa. Até amanhã, Brasil. Arrivederti, Roma!

domingo, 17 de outubro de 2010

Distribuidora Arco-Íris apresenta Raimundo Gadelha, um editor diferente


Para muitos, sábado é dia de preguiçar um pouco. Mas acedi a um convite da Distribuidora Arco-Íris, da empresária e escritora Íris Borges, que também é a Coordenadora da Casa de Autores, para assistir a uma palestra de Raimundo Gadelha. Fui. Ainda bem.

No espaço cultural da Distribuidora, estavam funcionários da Arco-ìris, livreiros, distribuidores e escritores da Casa de Autores.



De início, o editor leu um de seus poemas do livro “Vida Útil do Tempo, de sua autoria.



Em seguida, a escritora Edna Rezende declamou seu poema “Silêncio”.


O palestrante agradeceu a presença de todos, falou um pouco sobre sua trajetória profissional até fundar a Editora Escrituras e, mais tarde, comprar a Girafa/Girafinha. Explicou que a Girafinha é voltada para a edição de livros infantis.


Em verdade, esse personagem de mil facetas que é escritor, jornalista, poeta, fotógrafo, publicitário,teatrólogo e, por fim, editor fez-nos sentir como velhos amigos. Discorreu sobre a situação do mercado editorial no Brasil, apresentou a produção de suas editoras e falou sobre a forma com que um livro é recepcionado antes de sua publicação.

Ressaltou que importância de “um bom texto” e da programação visual dos livros. Ao apresentar seu livro de poemas e um belíssimo exemplar de “Estrelas de Couro – A Estética do Cangaço, de Frederico Pernambucano de Mello, pudemos constatar sua paixão pelos livros e a forma como agrega a arte a um bom conteúdo.

Esse escritor-editor encantou-nos a todos ao transformar um assunto técnico em um agradável passeio pelas terras dos livros.

E nem nos demos conta de que o tempo havia passado...

sábado, 16 de outubro de 2010

Sarau poético com Raimundo Gadelha, da Editora Escrituras/Girafa

Raimundo Gadelha, Elba GGomes e Wilson Pereira

A Casa de Autores recebeu, no dia 15 de outubro,  a visita do escritor e poeta Raimundo Gadelha, da Editora Escrituras/Girafa. Para recepcioná-lo, foi oferecido um Sarau poético na residência de Íris Borges, Coordenadora da Casa.
João Bosco Bezerra Bonfim , Raimundo Gadelha e Wilson Pereira

Ìris Borges, Rosângela Vieira e Vera Lúcia Dias
Nada melhor que compartilhar com pessoas amigas momentos poéticos num clima de descontração, com conversas agradáveis e troca de ideias.
Raimundo Gadelha lendo um de seus poemas
Foi uma noite agradável em que os escritores presentes brindaram a noite com poemas e música.. Esperamos que esses encontros se repitam.

Wilson Pereira poetando sobre Minas Gerais
 É um privilégio poder sair da rotina do dia a dia e entrar numa dimensão maior.
Rodolfo e Edna Rezende

Marilda, Tatiana Oliveira, a pequena Luísa e Alessandra Roscoe
Agradecemos à anfitriâ a acolhida poética.
João Bosco, Elba GGomes, Gadelha e Wilson

 





quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CEF 10, do Guará II, vai à Feira do Livro


Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 10, do Guará II, acompanhados das professoras, foram à Feira do Livro, nesta quinta-feira, para uma Oficina sobre o livro “Tem rebuliço no Pantanal”.
Todos se mostraram muito interessadas e participaram da coleta seletiva do lixo. Cantaram o RAP do Pantanal e dois deles dançaram. Foi muito estimulante, legal mesmo, poder trabalhar, ainda que por pouco tempo com esses alunos.























Parabéns às crianças pela forma como interagiram e pelo conhecimento sobre o assunto. Isso aconteceu graças ao empenho da vice-diretora da escola, Giseleide Ferreira de Oliveira, conseguiu ônibus escolar para duas turmas e 5º ano.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Tem rebuliço no Pantanal" na 29ª Feira do Livro de Brasília


Foi muito bom o encontro com crianças e pais que foram visitar a Feira do Livro de Brasília, no dia 09 de outubro, sábado.
No estande da Bliblioteca Demonstrativa foi feito o lançamento de "Tem rebuliço no Pantanal" de minha autoria e de Luciene GGomes que também fez as ilustrações do livro.


O Cantinho da leitura do estande estava decorado com um grande bule para o “Chá com histórias”










Conversamos sobre o Pantanal, o que é e onde fica e, a seguir, contei a história sobre o movimento ecológico que as aves fizeram, lideradas pelos tuiuius, para salvar o Pantanal. Até os araçaris prepararam um abaixo-assinado para colher assinaturas para o movimento.


O livro foi editado pela Prumo - SP e é distribuído pela Distribuidora Arco-Íris, de Brasília.







Foi muito legal porque os pais interagiram com os filhos e fizeram uma dramatização sobre o lixo espalhado no chão.

Os pais seguraram as sacolas de lixo vermelho (PLÀSTICO), amarelo (METAL), azul (PAPEL) e verde (VIDRO) e as crianças faziam a coleta seletiva do lixo. As crianças ficaram empolgadas com a participação.







A contação de história foi acompanhada do Rap do Pantanal que foi cantado pelos pais enquanto a escritora Clara Rosa, também da Casa de Autores, e que, além de tudo é uma artista, fez uma street dance.



Adorei a participação de todos, principalmente a integração de todos.

Destacamos a presença do meu amigo Eduardo de São Paulo, com o filhote que contou que na sua escola eles fazem coleta seletiva de lixo.

Minha filha Danielle, minha neta Hyasmine e seu marido Marcus ajudaram a decorar o cantinho do "Tem rebuliço no Pantanal".





Destaco a presença da minha filha Alessandra, empresária da Bora Ali Produções, que veio diretamente da Paraíba para prestigiar o lançamento do livro. Aliás foi quem produziu o evento





Presenças do meu irmão Geraldo, da minha cunhada Marilda.

 
 
 
Minha irmã Nazareth e Marie Louise, médica, do Congo-Belga, e admiradora de nossa literatura também esteve presente.





O Cantinho da leitura do estande estava decorado com um grande bule para o “Chá com histórias”

O trabalho de reprodução das aves do livro foi feito em EVA, pela Sheila Rocha. O trabalho dessa artista pode ser visto no blog:
 fazendoartenaescola3.blogspot.com
Vale a pena conferir!