Elba GGomes

Helena (bisneta da escritora)

Apresentação

Era uma vez uma menina que gostava de viajar pela leitura...
Ler sempre fez parte da minha vida, desde que descobri o mistério das letras. E era uma atividade tão rica, tão sublime, quase sacra, que seria impossível esconder o contentamento de ter sido atraída por algum livro.
Na pequenina Pilões, na Paraíba, não havia biblioteca. Porém havia a  casa de D. Tezinha,  com um quarto cheio de livros, onde comecei a saciar minha sede de leitura. Lá ficava o meu tesouro: tantos livros que me iniciaram nessa fantástica aventura.
Uma atividade, em especial, sempre me deu prazer: ser educadora. Mais do que isso: ser professora. Da paixão pelo magistério, surgiu a fascinante inclinação para as letras. Depois, a vocação para a escrita.
Escrever para criança exige grande responsabilidade porque a criança de hoje pensa e vê o mundo de forma muito diferente. E é para ela que escrevo, pois é uma forma de perenizar o sonho, a descoberta, a fantasia...
Entendo que as crianças são a razão de ser das histórias. Por isso mesmo, uma história nunca é igual a outra.
Em verdade, escrever é o melhor exercício para minha alma.

Elba GGomes

Biodata

Elba Maria Leite Gomes
nasceu em Pilões, no Estado da Paraíba. É professora, escritora, foi consultora de Língua Portuguesa e de Avaliação da Educação Básica Brasileira no INEP/MEC, de 2000 a 2010. Coordenou oficinas de elaboração de itens para o Saeb e para a Prova Brasil nas secretarias estaduais e municipais de educação, em todo o país, por parte do Inep/MEC. É elaboradora e revisora de itens de Língua Portuguesa para a educação básica brasileira.  É elaboradora de relatórios pedagógicos de avaliações de larga escala, de Língua Portuguesa. Participou da elaboração das provas do Saeb, da Prova Brasil e do Enem até 2009. Participou de painéis de interpretação dos resultados das provas do Saeb e da Prova Brasil por 10 anos. Coordenou a seleção de textos e itens e a formatação das provas do Saeb, da Prova Brasil e do Enem, no Inep, de 2000 a 2009. Faz oficinas sobre “O ensino da Língua Portuguesa e a leitura”, enfocando o ensino da língua a partir do texto, a exploração das habilidades de leitura e a exploração da gramática do texto e sobre “A leitura e a formação de leitores – família x escola”. Também faz oficinas de “Contação de histórias”.. Presta consultoria na área educacional (formação de professores e avaliaçaõ de língua Portuguesa – Saeb e Prova Brasil) a organismos nacionais e internacionais como Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAED, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, à Fundação Roberto Marinho - FRM, à Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – SEED-DF, à Unesco, ao Pnud, dentre outros. Possui Declaração de Notório Saber na área de Avaliação Educacional emitido pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora. É Mestre em Educação, é Pós-graduada em Língua Portuguesa, pela IESPLAN, DF e em Planejamento e Administração de Recursos Humanos, pela UnB. É graduada em Línguas Clássicas e Modernas pela UnB. Tem artigos publicados na área de avaliação. É autora do livro English for Customs, do Ministério da Fazenda/ESAF É autora de artigos na área de Avaliação, pela Fundação Carlos Chagas.  Coordenou o livro de Língua Portuguesa do livro “Diálogos com a Língua Portuguesa” -  2013, pela Editora ENSIINART. Elaborou  a parte de Língua Portuguesa – 5º ano  e 9º ano do Ensino Fundamental do livro “Conversando com a Prova Brasil”.
Foi  membro do Instituto Casa de Autores, de Brasília-DF. No campo da literatura infantil, tem vários livros publicados: Caranguejo peixe é? (Franco Editora, Juiz de Fora-MG - 2014);   Quer conhecer minha fazenda? (Franco Editora, Juiz de Fora-MG – 2ª ed. 2014); O Planeta das Letrinhas – Reedição ampliada -  (Franco Editora, Juiz de Fora-MG - 2013); O bicho MI (Franco Editora, Juiz de Fora-MG - 2011); Helena (Franco Editora, Juiz de Fora-MG - 2011); O relógio da igreja (LGE, Brasília-DF - 2010); Tem rebuliço no Pantanal (Editora Prumo, São Paulo-SP - 2009);  O macaco maluco (LGE, Brasília-DF - 2006);  O elefante falante (LGE, Brasília-DF - 2006);  ECA! (Missão Criança, Brasília-DF - 2006); LDB, o quê? ! (Missão Criança, Brasília-DF - 2006); Essa casa é demais (LGE, Brasília-DF - 2003);  Cadê a meia? (LGE, Brasília-DF - 2000). Coordenadora de Língua Portuguesa do livro paradidático “Diálogos com a Língua Portuguesa”, 2013, pela Editora ENSIINART. Elaboradora




Nenhum comentário:

Postar um comentário