terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cantinho da Língua Portuguesa

O idioma e a música



A revista Língua Portugesa traz em sua edição de novembro deste ano uma  notícia alvissareira: a criação de  Oficinas Musicais de Língua Portuguesa, promovidas pela revista. O objetivo é tornar o aprendizado do idioma uma experiência interativa, divertida e instigante para crianças e adolescentes.  A metodologia utiliza palestras em bibliotecas públicas da capital paulista, quando são tratadas questões importantes da língua por meio de canções, executadas por um músico e comentadas em seguida por um professor de português.
O trabalho contempla  a diversidade de  gêneros musicais do rap ao samba, passando pela MPB e pelo rock nacional. Com isso, a aprendizagem do idioma se faz por meio de uma linguagem mais informal e cotidiana, já uilizadas em músicas que tocam no rádio e na internet e que fazem parte do repertório dos alunos.
A aceitação foi tamanha que o projeto das Oficinas Musicais pretende atingir outras bibliotecas em 2011. É uma brilhante iniciativa essa de aliar a música ao idioma e que pode ser utilizada em sala de aula com muito mais frequência do que se tem notícia.  Eis uma excelente ferramenta para nossos professores em todo o país. Parabéns à revisa Língua Portuguesa  pela divulgação desse excelente Projeto.
Pra conhecer a programação do mês, basta acessar http://www.revistalingua.com.br/

Fonte: Língua Portuguesa.Novembro de 2010. p. 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário