segunda-feira, 27 de junho de 2011

Desenvolvendo habilidades de leitura - "Diferenciar as partes principais da secundária em um texto"

PELO EXEMPLO

         Falar do meio ambiente não é só falar de árvores, plantas, animais, da poluição do ar e da água... Falar em meio ambiente é também falar de crianças e seu comportamento.
        Você já parou para pensar que somos exemplos para elas? Principalmente se você tem uma criança em casa, você se torna um espelho. Se fosse só o batom, que a menina, desde cedo, ensaia usar, ou a gravata e os sapatos, que o menino teima em pegar emprestado, tudo bem – estes são hábitos saudáveis e que revelam que você é um modelo para aquele ser que está sob seus cuidados.
       Mas e os hábitos que não são saudáveis? Você, como pai ou responsável, obedece sempre o sinal vermelho, a velocidade estabelecida para a rua? Você cede a sua vez? Você separa os resíduos em casa, recicláveis dos não-recicláveis? Você substituiu as lâmpadas tradicionais por fluorescentes ou por lâmpadas do tipo “led” e explica esse gesto para sua criança?
       Pois saiba que cada pequeno gesto seu não passará despercebido por ela. Os pequenos, inclusive, nos corrigem ou nos chamam a atenção!

Marilusa Colombo, bióloga. Seleções Reader’s Digest. Outubro 2010 p. 29.

Em relação ao tema, a informação principal do texto refere-se ao fato de que
A) as crianças percebem cada pequeno gesto.  x
B) as crianças têm alguns hábitos saudáveis.
C) as lâmpadas tradicionais devem ser substituídas.
D) os resíduos caseiros devem ser separados.
E) os sinais de trânsito devem ser obedecidos.

(Item para o 9º ano do Ensino Fundamental ou para a 1ª série do Ensino Médio)

2 comentários: