segunda-feira, 25 de julho de 2011

25 de julho - Dia do Escritor


O dia do escritor pede uma reflexão sobre esse ofício que parece ser tão simples mas que, em verdade, é uma profissão de fé. Para esclarecer melhor a complexidade do que é ser um escritor, cito Charles Kiefer, que diz:
"Um escritor é escritor quando quando menos é escritor, no instante mesmo em que tenta ser escritor e escreve. Na absoluta solidão de seu ofício, enquanto a mente  elabora  as frases e a mão corre  para acompanhar-lhe o raciocínio, é escritor.
Nesse espaço, entre o pensamento e a expressão, vibra no ar um ser sutil, fátuo e que, terminada  a frase, concluído o texto,  se evapora. Nesse átimo, o escritor é escritor. Aí e somente aí.
Depois, já é o primeiro leitor, o primeiro crítico de si mesmo e não mais escritor."

KIEFER, Charles. Para ser escritor. São Paulo: Texto Editores Ltda, 2010.

Minha homenagem neste dia vai para Íris Borges, Presidente da Casa de Autores, escritora que nos brindou com uma coleção: Eu amo escritores, Eu amo ilustradores, Eu amo editores, Eu amo livros e Eu amo bibliotecas.
Destacamos o primeiro livro que nos mostra como uma criança foi influenciada pela madrinha e passou a "amar escritores"

Parabéns a todos os escritores desse país que busca caminhos para se tornar um país de leitores. E que em breve possamos ver crianças andando de mãos dadas com muitos, muitos livros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário