segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil

 Tem, sim. No Brasil tem um dia dedicado ao livro infantil. Apesar das dificuldades com a disseminação da leitura, apesar dos atrativos das novas tecnologias, o livro ainda é um instrumento poderosíssimo para a construção do letramento literário, da cidadania, da inclusão social. E o nosso país avança na disseminação da leitura, sobretudo no ensino fundamental 1, onde as crianças já estão se familiarizando com o livro infantil.  A leitura literária é o alimento primeiro da imaginação, da fantasia, degraus que levam ao conhecimento do mundo.
          Mas, como fazer com que nossas crianças leiam? Só há uma fórmula: lendo; pais, professores, todos num esforço conjunto conseguirão dar às nossas crianças as oportunidades de se tornarem leitores que lêem porque gostam, porque foram seduzidos pela leitura.

         Para lembrar este dia, “1blog de leitura” convidou uma autora infantil da Casa de Autores, de Brasília, Vera Lúcia Dias, para falar um pouco sobre sua obra. Vera é uma escritora profícua, com 17 livros infantis publicados. Uma escritora criativa, cuja linguagem vestida de uma simplicidade única, possibilita às crianças fazerem uma viagem “séria” ao mundo da fantasia.

 
 1blogdeleitura - Por que você veio para Brasília?
Vera Lúcia Dias - Meus pais vieram transferidos do Rio para cá , em 1962.

1blogdeleitura - Quando você decidiu ser escritora?
Vera Lúcia Dias – Desde pequena. Mas queria ser cantora também.

1blogdeleitura – Qual foi seu primeiro livro?
Vera Lúcia Dias – “Hamelina”, publicado pela Dimensão, seguido por “O vestido de Kaká”, também publicado pela Dimensão. Saíram juntos, em 1994.

1blogdeleitura – Você faz pesquisa para escrever seus livros?
Vera Lúcia Dias – Fiz pesquisa para “Olha só quem vem lá!” e para “A festa no castelo”.

1blogdeleitura – Que outras atividades você exerce, além de escrever livros infantis?
Vera Lúcia Dias – Canto e trabalho com Brinquedos Cantados. Faço palestras para professores e visito escolas para falar sobre literatura e sobre música.

1blogdeleitura – Quantos livros já escreveu e, dentre eles, qual o de que mais gosta?
Vera Lúcia Dias – Escrevi e publiquei 17 livros. Cada livro me passa um tipo de emoção diferente dos outros.

1blogdeleitura – Sabe-se que alguns de seus livros foram traduzidos para outros idiomas. Quais?
Vera Lúcia Dias – “Junta, guarda e separa”, publicado pela Callis Editora em 2010 e “E você, brinca de quê?”, também publicado pela Callis. Ambos foram traduzidos para o inglês e para o espanhol.

1blogdeleitura – Qual a receita para se fazer um bom livro infantil?
Vera Lúcia Dias – Não acredito que haja receita. Acredito em muita leitura e em muito trabalho.

1blogdeleitura – Quais as suas impressões sobre a última Feira do Livro de Brasília?
Vera Lúcia Dias – Espero sinceramente que volte a ser o evento esperado e importante que foi para nós escritores, leitores, alunos, professores e para toda a população de Brasília.

2 comentários:

  1. Olá!

    Hoje eu queria compartilhar com vocês o trailer do livro “INUTAOSHI – A Presa do Lobo” que está disponível no youtube : http://www.youtube.com/my_videos?feature=mhum .

    O livro acabou de ser lançado, trata-se de um romance sobre a sociedade medieval japonesa. A capa, o capítulo 1 e a venda estão disponíveis somente no site: http://www.clubedeautores.com.br/book/42848--INUTAOSHI . O mesmo pode ser comprado impresso ou no formato digital Ebook (para leitura digital). Esse livro foi um dos finalistas do Prêmio SESC de Literatura 2009.

    “O Destino é Inexorável”.

    Atenciosamente
    Robson André

    ResponderExcluir
  2. O link certo para o traile é esse:

    http://www.youtube.com/watch?v=BWTIuk2L7cU

    ResponderExcluir