quarta-feira, 3 de julho de 2013

A arte da leitura








A arte da leitura

      Leitura e prazer são indissociáveis. São elos de uma cadeia ligados pelo amálgama que cimenta um dos objetivos do ser humano: ser feliz. Assim é a leitura. Ela passa pelo prazer de descobrir algo novo, de sair da realidade e entrar em outra dimensão onde tudo se processa de forma prazerosa.
 
         Reportemo-nos, então, ao escritor francês, Daniel Pennac, [1]cujo livro “Como um romance” foi publicado no Brasil em 1993, portanto, há 20 anos  e que e que ainda contém o frescor de notícias novas.

Para os que se esqueceram do prazer proporcionado pela leitura, o autor diz:

            Eles tinham simplesmente esquecido o que era um livro, aquilo que ele tinha a oferecer. Tinham se esquecido, por exemplo, que um romance conta antes de tudo uma história. Não se sabia que um romance deve ser lido como um romance: saciando primeiro nossa ânsia por narrativas”.



Fala-se muito das inúmeras dificuldades de se incrementar a leitura: a ausência de bibliotecas nas escolas e o preço do livro estão entre as mais citadas. A despeito de todas as variáveis que influenciam o processo de formação de leitores, sabe-se que a literatura infantil tem conseguido espaço considerável junto a escolas e crianças, do maternal aos primeiros anos da escolaridade básica.

Vamos nos debruçar, então, sobre um aspecto positivo da questão, ou seja, sobre o  fato de que cada vez mais as escolas estão empenhadas em desenvolver atividades focadas nos eventos de leitura. Em consequência,  mais histórias são lidas e contadas  e mais crianças são seduzidas pela magia da leitura.

Quando se fala em leitura, ela parece se subdividir em duas atividades: ler e contar. Um dos traços distintivos delas é que,  ao se ler a história, ela é apresentada preservando as palavras escolhidas pelo autor. O leitor deve se manter fiel ao que está escrito.

Por outro lado, na contação da história a trama pode sofrer pequenas modificações, já que o contador tem a liberdade para improvisar e agregar elementos a ela. Ele nunca conta a história da mesma forma.

Parece-nos que o foco não deve ser a característica dicotômica das  duas atividades, mas sim o “acontecer”. Ler ou contar, tanto faz, desde que, mais e mais crianças tomem intimidade com as leituras, com as ilustrações, com os autores, com os ilustradores, enfim, com o mundo mágico dos livros.

O mais importante é que ler ou contar proporcionem um prazer tão duradouro que as crianças, ao se tornarem adultas, nunca se esqueçam do que é um livro.

            Rubem Alves[2] tem sua receita:

[...]
Se eu fosse ensinar a uma criança
a arte da leitura,  não começaria
com as letras e as sílabas.

 Simplesmente leria as histórias mais fascinantes que a fariam entrar
no mundo encantado da fantasia.

Aí, então, com inveja dos meus
poderes mágicos, ela quereria que eu
lhe ensinasse o segredo que
transforma letras e sílabas em histórias.
É assim. É muito simples.”

 ElbaGGomes



[1] PENNAC, Daniel. Como um Romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
[2] ALVES, Rubem é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro. É autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis.

Um comentário:

  1. Boa tarde querida Elba, passando para conhecer.
    Gostei, certamente voltarei mais vezes. Esse tema que envolve livros e leituras é muito instigante e eu gosto demais. Adorei o post. É impressionante a clareza e a visão de Rubem Alves! Não é sem razão que ele é quem ele é! Bjs. Marli

    ResponderExcluir