sábado, 21 de maio de 2011

Aconteceu na 3ª Flipiri – Lançamento do livro ”Céu, vento e pipa “, de Vera Lúcia Dias, em meio a uma revoada de pipas


Foto de Ana Póvoas

A Flipiri tem momentos mágicos dentro da magia maior:despertar o gosto pela leitura, abraçar a cultura e viver momentos prazerosos. Um desses momentos mágicos foi a “Revoada de pipas” que aconteceu no dia 12 de maio, no largo da Casa de Câmara e Cadeira, na beira do rio.
Durante alguns dias que antecederam a 3ª Flipiri, os alunos das escolas públicas de Pirenópolis prepararam pipas que voariam pelos céus. Até aí, nada de mais. Como a homenageada da Festa foi a poeta Cora Coralina, a idéia foi que os alunos escolhessem poemas da autora goiana e de outros poetas (que foram trabalhados em sala  de aula) e que esses poemas fossem colados às pipas.


O resultado foi surpreendente: em cada escola visitada pelos escritores havia pipas e mais pipas prontas, à espera de decolar com seus poemas. Foi muito lindo mesmo ver aquele bando de alunos fora das salas de aula, ao mesmo tempo apresentando seus trabalhos e soltando, além das pipas, sua imaginação de meninos leves, e soltos. E muitos de nós, a morrer de inveja (boa) querendo soltar pipas e voltar a ser crianças.  É claro que Vera empinou também uma pipa. Foi muito legal
Vera Lúcia Dias soltando Pipa
Foto de Ana Póvoas

E foi nesse ambiente de pura magia que Vera Lúcia Dias lançou seu mais recente livro ”Céu, vento e pipa “, ilustrado por Cláudio Martins e editado pela Dimensão.


Vera Lúcia Dias pertence à Casa de Autores, de Brasília, e tem uma característica marcante: colocar nos seus livros as coisas simples da vida das crianças, numa linguagem poética, despojada de rebuscamentos e com um poder de síntese magistral.

O livro é dedicado a ”todo mundo que sabe que pode voar”

2 comentários:

  1. Olá,
    Queria uma ajudinha... ☺
    Meu livro (INUTAOSHI) foi recém lançado e está concorrendo em um concurso literário no site www.clubedeautores.com.br . Para chegar na próxima fase, precisará de muitos votos! Para votar é só acessar a página http://www.clubedeautores.com.br/book/42848--INUTAOSHI clicar em uma medalhinha do canto superior da página e escolher uma nota, de 1 a 5, para a sinopse.
    Ficaria muito feliz com a sua ajuda!!!
    Desde já, muito Obrigado
    Para quem ainda não conhece:
    O livro é um romance sobre a sociedade medieval japonesa e está disponível para venda somente pelo site: http://www.clubedeautores.com.br/book/42848--INUTAOSHI . O mesmo pode ser comprado impresso ou no formato digital Ebook (para leitura digital). O Título da obra é “INUTAOSHI - A presa do lobo” e eu registrei o pseudônimo R. A. M. P. (minhas iniciais) como o autor da obra. O preço do livro impresso é R$: 46,00 e do livro digital Ebook é R$: 15,00. Esse livro foi um dos finalistas do Prêmio SESC de Literatura 2009. O mercado editorial brasileiro está longe de ser uma opção para escritores iniciantes e só aposta em obras que apresentam uma tiragem mínima no mercado. Dessa forma, resolvi apostar por conta própria em meu objetivo de conquistar visibilidade.
    TRAILER:
    http://www.youtube.com/watch?v=BWTIuk2L7cU
    SINOPSE:
    Durante três anos investi meu tempo e dedicação para a conclusão de um projeto pessoal, até finalmente completar um romance baseado em uma longa pesquisa sobre a civilização medieval japonesa, contextualizado no século XI. Durante minhas pesquisas, encontrei dados históricos sobre alguns personagens com grande força no folclore japonês e decidi utilizá-los misturando suas façanhas com personagens e fatos fictícios, atitude abordada por vários autores premiados que admiro e, para mim, são referências, como: Bernard Cornwell, Conn Iggulden, Willian Napier e Steven Pressfield, dentre tantos outros. Procurando enriquecer o livro, traços da cultura japonesa, que tanto se contrasta com a nossa cultura ocidental, foram utilizados. Nesse mesmo intuito, um glossário com termos japoneses e uma rica nota histórica também estão inclusos.
    A nossa aventura se encontra no início do shogunato de Kamakura, a conturbada era medieval japonesa. – A escolha do período Kamakura aconteceu porque nessa época sucedeu a consolidação da política dos samurais e também porque nessa época viveu um dos mais famosos heróis da história nipônica: Minamoto no Yoshitsune. – Após perder toda a sua família de uma forma trágica, Enokami vê sua vida se transformar drasticamente e só encontra na vingança um meio de seguir em frente. Seu inimigo é Yoritomo, chefe do Clã Minamoto e um dos líderes mais poderosos do Japão Medieval. Uma rixa de sangue que só terminará com o julgamento das suas espadas.
    Às vezes os fatos históricos são bem mais impressionantes do que a ficção. Durante séculos, em locais e épocas diferentes, grandes guerreiros cometeram atos de bravura e os seus nomes se imortalizaram na história, resistindo ao tempo. Mas, não é só pelo afeto à história que decidi escrever esse livro e sim a minha admiração por qualidades como a coragem, a honra e a perseverança que me incentivou a dedicar infindáveis horas de trabalho para a conclusão dessa obra. Sem querer me alongar nesse texto introdutório, termino minhas palavras e espero que a sua leitura possa ser tão prazerosa quanto foi a minha experiência em escrevê-la.
    “O destino é inexorável!”
    Atenciosamente:
    Robson André Mendes Pacheco

    ResponderExcluir
  2. Ola!, estava passeando pelos blogs e encontrei este, que achei maravilhoso. A ideia dos pipas para homenagear o lançamento do livro e a visita da escritora, foi fantástica! E eu, como professora, peço licença para utilizar a mesma ideia em minhas aulas de leitura que, com algumas adaptações, chegarei ao objetivo principal que é ver meus alunos apaixonados pela leitura.
    Parabéns!

    http://susimao.blogspot.com

    ResponderExcluir