Ainda antes de sua inauguração oficial, a 3ª Flipiri já estava acontecendo nas escolas com o programa de Itinerância, que este ano visitou 10 distritos, incluiu também as escolas estaduais e atendeu mais de 5 mil alunos. Escritores de Brasília, de Goiânia e de Pirenópolis trabalharam seus livros nas escolas, numa interação autor-leitor, quando os alunos puderam comentar os livros lidos e conversar com os autores.
A inauguração da 3ª Flipiri
A 3ª Flipiri foi inaugurada solenemente no Theatro Pyrenópolis, com a presença do público, do escritor Gilberto Mendonça Teles, do representante do Governador de Goiás, das autoridades locais, da Presidente do Instituto Casa de Autores e curadora da Flipiri, Iris Borges, e dos escritores convidados. A convida da de honra foi, sem dúvida, a filha de Cora Coralina, Vicência Bretas Tahan, que recebeu a chave da cidade de Pirenópolis, das mãos do prefeito, e deixou claro que é a guardiã da obra de Cora Coralina, a homenageada pela 3ª Flipiri. Vicência, uma senhora também à frente de seu tempo, dessolenizou a cerimônia, citou frases de Cora, recitou versos dela, de Olavo Bilac e de outros.
O Recital Poético
Depois da inauguração aconteceu o Recital Poético com sessão de autógrafos com a poeta Elisa Lucinda. Figura carismática, grande interprete de seus próprios poemas e de outros autores, Lucinda brindou a todos com suas histórias, sua força poética, sua presença...
Oi querida! Obrigada pela entrevista e pela reportagem sobre a nossa Flipiri2011! Parabéns!
ResponderExcluir