quarta-feira, 24 de agosto de 2011

De olho nos livros: "Nós", de Eva Furnari

A autora
Ela é conhecida pelos seus livros e, principalmente, pelas ilustrações belíssimas e singulares.Como autora infanto-juvenil e como ilustradora recebeu o Prêmio Jabuti , nos anos de 1986, 1991, 1993, 1995, 1998 e 2006. A obra de Furnari, composta essencialmente de pequenos livros, é uma das mais profícuas na Literatura infantil brasileira atual. Como a própria autora revelou, numa entrevista, a  ilustração precedeu a produção literária - mas foi nesta última que veio efetivamente a se destacar.

O livro 
 História de Mel, uma garota que morava na pequena cidade de Pamonhas e vivia rodeada de borboletas, motivo pelo qual gerava brincadeiras por parte dos habitantes 'normais' da cidade. Um dia, de tanto segurar o choro e a mágoa, Mel acabou com o corpo cheio de nós, um mais apertado que o outro. Diante disso, resolveu ir embora de Pamonhas. Mel não sabia que havia tantas coisas para conhecer fora de sua cidade. Foram necessários  ste nós para que ela se aventurasse.
Ela andou, cruzou montanhas e rios, até que encontrou alguém que ganhou sua confiança e ajudou-a a desatar seus nós. Então, Mel conheceu uma cidade em que cada um tinha seus próprios nós e ninguém ligava para isso.  Mel não sabia que havia tantas coisas para conhecer  fora de sua cidade
Um livro apaixonante que propicia uma análise do comportamento humano, dos sentimentos das crianças, dos problemas com que elas se deparam e de como desatar seus "nós".

Um comentário: