domingo, 3 de abril de 2011

Todo dia é dia de ler!

          Comemorar datas é uma tradição e, por isso mesmo, relembrando o aniversário de Hans Christian Andersen, dinamarquês, conhecido como o pai da literatura infantil, instituiu-se o dia 02 de abril como o Dia Internacional do Livro Infantil. O criador de “A Pequena Sereia” e  “O Patinho Feio”, quando já era famoso por seus livros, tinha por hábito recortar e criar figuras de papel (chamadas de “papercuts”), enquanto narrava suas histórias nas festas da realeza.
            Nada mais expressivo para comemorar essa data do que incentivar a leitura do livro “Do alto do meu chapéu”, de Gláucia de Souza. A escritora infantil, natural do Rio de Janeiro, atualmente morando em Porto Alegre, confessa que, desde pequena, sempre gostou muito de ler e escrever. Ela deseja que as crianças brinquem com as palavras, sintam o prazer pela leitura. É dela uma das opiniões mais importantes para quem escreve livros infantis: "Lidar com as crianças é lidar com pessoas inteligentes",
           Os poemas do livro “Do alto do meu chapéu” foram escritos a partir de papercuts de Hans Christian Andersen. Nesse livro, Andersen é revelado também pela habilidade que tinha com o papel e a tesoura. "E os seus desenhos recortados são delicadamente decifrados pela poesia instigante e criativa de Gláucia de Souza."

Vale muito a pena conferir! Vamos às leituras!

Um comentário: