segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Professor

Professor




Em outubro, uma comemoração importante se impõe: “O dia do professor”. São muitos “parabéns”, muitas homenagens... Professora desde muito jovem, hoje fico a imaginar se uma criança sabe quem é e o que faz esse ser multifacetado chamado “professor”
Imaginemos o diálogo abaixo:

Quem é você?!
 - O que você faz?
 - Muitas coisas.
- O que, por exemplo?
- Sou ajudante de mãe.
- Mas eu nunca vi você lá em casa.
- É assim: quando você nasce, é só você e sua mãe. Depois de um tempo, eu apareço para ajudar a mamãe.
- Mas eu nunca vi você lá em casa. Onde você ficava?
- No seu primeiro dia de escola, eu estava lá.
- Mas, e o que você faz?
- Sabe a massinha com que você faz os bichinhos? Então, você pega a massinha, vai brincando com ela até ela virar o bichinho que você queria. Eu também faço a mesma coisa com você: brincamos, caminhamos juntas até você crescer.
- E só isso que você sabe fazer?
- Eu também canto, danço, corro, desenho, pinto, conto histórias,  ajudo você com os números;  andamos  de mãos dadas, cantamos, fazemos adivinhas, brincamos de trava-línguas e de parlenda; dou cambalhotas, viro palhaço, príncipe, princesa, rei, rainha, fada, bruxa, sapo encantado...  Uma hora sou médico, outra, enfermeira e, se precisar, sou até mãe e pai. Às vezes, sou avô, avó, tio e tia. E aprendo muito com você. Juntos, construímos o mundo.
- Nossa!  Você faz tudo isso? Qual é o seu nome?
- Professor!









Nenhum comentário:

Postar um comentário