quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Os ipês são uma festa




Os ipês são uma festa


Antes de a Primavera chegar, todos os anos, os ipês se enfeitam para anunciá-la. Cidades várias, no país inteiro, exibem seus ipês qual sinfonia colorida abençoando a natureza. No período da floração, os ipês despem-se de suas folhas que dão lugar às flores amarelo-ouro, rosas, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do Brasil. Florescem de julho a setembro e frutificam em setembro e outubro.   Escolhi duas cidades para homenagear os ipês: Brasília e João Pessoa.
Em Brasília, esse espetáculo adquire uma conotação diferente porque durante o período da seca, a cidade se transmuta numa paisagem cinzenta com a grama crestada pelo sol inclemente do Planalto.
Porém, quando aquelas árvores desnudas de folhas começam a mostrar sua floração, sabe-se que a natureza começa a se enfeitar para receber a nova estação. Dá gosto vê-los por toda a parte qual arco-íris na terra. Olha aqui, estes amarelos com brilho dourado; olha ali, aquele cor-de-rosa, convidando ao amor; veja acolá, os brancos lembrando vestido de noiva; e o que dizer do roxo evocando energias abençoadas? Essa profusão de flores e de cores deixa-nos radiantes com tamanha beleza.
Entre tantas coisas que compõem a diversidade da paisagem brasiliense, há que se fazer uma leitura além do concreto, além da linha do horizonte, além do que somente a sensibilidade pode captar. É o que nos evoca essa dama  – Primavera – trazendo uma florada mágica que oferece à cidade alguns tons de fazer inveja a qualquer artista do pincel e das tintas.
Passando por João Pessoa, essa capital que de tão especial foi escolhida pela natureza para ser a primeira a recepcionar o sol no continente americano, pode-se apreciar o belo espetáculo que os ipês nos oferecem.
 Entre o verde-azul do mar e o verde constante das árvores que  se multiplicam por todos os locais, os ipês amarelos surgem como dançarinos executando um bailado, como se a cidade inteira fosse um grande palco.
No entanto, há um lugar especial onde eles esbanjam esplendor de pôr do sol, com um amarelo que encanta os visitantes. Sempre que estou na capital paraibana, na época da florada, passo um bom tempo admirando os ipês que circundam a Lagoa do Parque Solon de Lucena, pois constituem um espetáculo à parte. Pisar o chão alcatifado com flores amarelo-ouro é como se fosse pegar um tapete mágico e entrar em outra dimensão. É deixar-se ficar ali, sentada, sem nada fazer e fazendo tudo, ou seja, deixando-me envolver pela atmosfera mágica do local.

 É...  Sem dúvida, os ipês são uma festa para os olhos e para a alma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário