segunda-feira, 20 de abril de 2015

Uma aventura no sonho



Por Elba Gomes
Para todos os pais que leem para seus filhos; e também para os que não leem.  E para todos os professores que leem com seus alunos. Para você que é criança; e para você que é adulto.
Nossa dica de hoje é um livro especial, lindo, poético para ser lido por pré-adolescentes, pais e professores.  E por você também, porque todo mundo  deveria se inteirar sobre o que se passa na cabeça de quem está crescendo.
As meninas parecem sofrer mais com os efeitos dessa difícil e complicada fase da vida, mas, invariavelmente, os meninos também passam por mudanças incompreensíveis para eles.
A quase adolescência vem acompanhada de sonhos e medos. E essa mistura de desejos e sentimentos povoa a cabeça de Isabela, a personagem do livro. Se ela pudesse escolher, certamente gostaria de escolher sonhar com coisas bonitas, maravilhosas. Mas, não é isso o que acontece. Isabela só consegue sonhar com espelhos.
asd
Segundo autor, Leo Cunha, o problema não está nos espelhos, mas no que a menina vê refletido nos espelhos: e não era nada animador: “Alta demais pra sua idade. Magra demais pras minissaias. Olhos arregalados, nariz arrebitado, boca meio esquisita”
Apavorada com aquela situação, Isabela, certa noite, resolve “chamar o sonho pra dança, chamou pra uma conversa”. Depois de se acertar com o “sonho”, este propõe a Isabela três desafios. Se ela conseguir vencê-los, poderá ter bons sonhos.
Conseguirá a personagem vencer esses desafios e ter belos sonhos?
Por certo, o autor pretenda dizer às crianças e aos adultos que o sonho faz parte da vida e que não se deve nunca deixar de sonhar.
asdfg
Leo Cunha vale-se de uma prosa poética, com rimas sutis compondo a melodia da narrativa. É como se ela embalasse nossos melhores sonhos.
“Mas sonho ninguém combina. As noites de Isabela seguiam outro roteiro, serviam outra rotina. A lua acordava e dormia, ficava redonda e vazia, mas o sonho de Isabela não mudava a fantasia.”
Acompanhando o ritmo do autor, a ilustradora apreende, com mestria,  toda a poesia que envolve a história, utilizando cores suaves, captando, dessa forma, toda a mensagem poética que o livro encerra.
asdfgh
Uma Aventura no Sonho
Escritor: Leo Cunha
Ilustradora: Martina Schreiner
Editora: Edelbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário