domingo, 12 de setembro de 2010

Beleza dourada

A primavera ainda não chegou e Brasília já se enfeita. Dá gosto ver por toda a cidade os ipês que se vestem de flores amarelas para esperar a chegada da nova estação. Aqui e ali eles se mostram como a esperar nossa reação diante de tamanha beleza. Florescem numa paisagem castigada pela seca e contrastam com o cinza da grama, dos jardins, dos parques e dos passeios públicos. Nesta época do ano, a cidade se desnuda e, às vezes, desencanta. Mas, falar de desencantos é fácil porque é habitual; já enxergar a beleza perdida entre tantas coisas que compõem a diversidade da paisagem brasiliense requer uma leitura além do concreto, além do horizonte, além do que somente a sensibilidade pode captar. Essa florada mágica oferece à cidade alguns tons de fazer inveja a qualquer artista do pincel e das tintas. É...  sem dúvida, os ipês são uma festa para os olhos!

4 comentários:

  1. Olá,
    O ipê é a árvore brasileira mais conhecida e cultivada. O mais curioso é que o ipê é natural de Alagoas (Mata Atlântica) e está ai em Brasília, 2013 km de distância e tão bem adaptado ao cerrado!
    Aqui em João Pessoa desde 2006 que a Prefeitura criou um viveiro Municipal de Plantas Nativas da Mata Atlântica através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) que produz anualmente cerca de 60 mil mudas, que são destinadas à arborização urbana e recuperação de áreas verdes degradadas. Praças, avenidas, canteiros e demais logradouros públicos recebem as espécies cultivadas no local.
    Essas mudas são disponibilizadas a população também e o Ipê é uma das preferidas da população. Além da planta, também é disponibilizada a Cartilha de Arborização Urbana, onde são dadas orientações de como plantar corretamente.
    Em volta da famosa Lagoa “Parque Solon de Lucena", um dos cartões postais de João Pessoa podemos ver o espetáculo da floração dos Ipês até outubro... É lindo!
    Parabéns pelo post sobre os ipês em Brasília. As flores caídas do ipê formam um grande tapete no solo do cerrado e o seu amarelo contrasta com o céu límpido e azul de anil de Brasília.

    Bjos.
    Alessandra Lontra
    João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  2. Elba, parabéns pela iniciativa. Um blog seu é
    um presente para quem gosta de ler. Penso que escrever é dificílimo, voce tem feeling e tecnica, lastro, sensibilidade e dom. Seu texto, comentário "Beleza dourada" me emocionou,
    lembrou-me um poema de Garcia Lorca.
    Quando voce escreve, ensinas amor.
    AUGURI, pelo seu aniversário.
    Que as coisas boas aconteçam.
    Saúde,equilíbrio,paz, amor....
    Bjs.
    tonhãononno.

    ResponderExcluir
  3. Elba, que iniciativa boa, excelente para quem gosta de ler. Seu texto, comentário "Beleza dourada", me emocionou, lindo, me lembrou um
    poema de Lorca. Parabéns! Penso que escrever é dificílimo. Voce tem tecnica, estilo, feeling, lastro e visão ampliada da vida. Quando escreves, ensinas amor.
    AUGURI, pelo seu niver.
    Que as coisas boas aconteçam.
    Saude, paz e amor.
    Bjs.
    tonhononno.

    ResponderExcluir
  4. Tia Elba, Parabéns pelo blog! O texto sobre os ipês é inspirador! E você também! :) Abraços, Liana

    ResponderExcluir