quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O ensino da Língua Portuguesa_ CEF 10, no Guará

O tempo passou e nem nos demos conta. Foi uma tarde especial em que fiz uma oficina sobre “O ensino da Língua Portuguesa com foco em leitura” para professores do CEF 10, no Guará. Os professores fizeram exercícios lúdicos que os levaram a uma reflexão sobre a dificuldade de se mudar paradigmas.


Fiz uma exposição sobre os rumos do ensino da Língua Portuguesa, enfocando as mudanças da aprendizagem nos dias de hoje.
Fizemos análises de alguns itens que avaliam habilidades de leitura, nos moldes das provas do SIAD e da Prova Brasil. Também foram feitos exercícios práticos e interativos sobre leitura: como lemos e o que percebemos nas nossas leituras.
E fechamos com a conscientização de que a melhoria da qualidade do ensino da Língua Portuguesa depende, dentre outros fatores, da mudança da prática em sala de aula e do engajamento do professor nos eventos de leitura que devem permear o ensino da língua materna, sem excluir, naturalmente, as demais disciplinas.. Foi agradável, foi instigante.
Essa foi mais uma colaboração da Casa de Autores, de Brasília. Senti-me extremamente gratificada pela participação dos professores e pelo interesse em debater sobre a prática escolar.. Fiquei muito contente também com a participação das bibliotecárias da escola.
Importante ressaltar que eventos como esse só acontecem quando a direção da escola é comprometida com a melhoria da educação e proporciona aos seus professores eventos que contribuem para sua formação continuada. A diretora, Sandra da Costa Rodrigues e a vice-diretora, Gicileide Oliveira passam brilhantemente um atestado de competência gerencial, ao fazer dessa escola uma referência de excelência no ensino público do Distrito Federal. Parabéns!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário