domingo, 30 de janeiro de 2011

Evento: 30 de janeiro - Dia Nacional dos Quadrinhos


 Dedicar um dia aos quadrinhos pode ser uma forma de reconhecer a importância deles na formação de gerações de brasileiros e de pessoas em várias partes do mundo.


As histórias em quadrinhos têm contribuído enormemente para a formação de leitores, principalmente nas séries do ensino fundamental. Elas evitam a linearidade da leitura e favorecem a elaboração do processo em que o leitor é obrigado a conjugar diversas linguagens para construir novos significados.Sabe-se que a primeira revista a publicar histórias em quadrinhos no Brasil foi O Tico-Tico. Sua primeira edição saiu em outubro de 1905. Alguns dos personagens mais populares eram Chiquinho (uma cópia não-autorizada de Buster Brown) e o trio: Reco-Reco, Bolão e Azeitona, criação de Luiz Sá. Depois surgiram outros heróis nacionais e estrangeiros que alimentaram os sonhos de aventuras de muita gente.

A ação narrativa das histórias em quadrinhos seduz a criança e transporta-a para situações cotidianas de forma lúdica e prazerosa. A histórias contadas sob a forma de quadrinhos constituem-se excelentes ferramentas de incentivo á leitura e podem ser aproveitadas em todas as disciplinas, especialmente em Língua Portuguesa e em Arte.

A leitura dessas histórias possibilita, ainda, a exploração de habilidades de leitura importantíssimas para compreensão do mundo imagético em que vivemos. È nelas que podem ser explorados, por exemplo, recursos expressivos da língua, efeito de sentido da pontuação e das notações, efeitos de sentido de humor e de ironia, a análise da linguagem gestual de seus personagens, a inferência de sentido da própria narrativa.

As histórias em quadrinhos merecem, pois, o mesmo lugar de destaque nas prateleiras das estantes de livros da escola e, mais ainda, merecem ser apresentada aos leitores como um presente valioso, capaz de levá-los ao país do imaginário e do concreto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário