terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

De olho nos livros

"Mediação de leitura – Discussões e alternativas para a formação de leitores"

           O livro, organizado por Fabiano dos Santos, José Castilho Marques Neto e Tania M. K. Rösing, editado pela Global, é o resultado de trabalhos de experiências e pesquisas realizadas por educadores engajados há  muito na missão de formar leitores e, por isso mesmo, se constitui um importante instrumento para quem trabalha no campo da mediação de leitura.
           É auspicioso saber que o Brasil de hoje está preocupado com a formação de leitores que têm na leitura um passaporte para o exercício da democratização da leitura.
         Na orelha do livro, pode-se ler:
         “ A obra, em seu conjunto, assume um caráter inédito como proposta que, a partir de diferentes visões, busca promover abordagens inter, multi e transdisciplinares oferecendo importante fundamento teórico e prático para a realização efetiva de ações de mediações de leitura.
          Os organizadores combinaram com maestria o rigor científico, a criatividade e o comprometimento com o estado atual da leitura no Brasil para construir este volume original. Os professores Fabiano dos Santos Piuba, José Castilho Marque Neto e Tania Maria Kuchembeker Rösing têm ampla experiência na área e conhecem, como poucos no Brasil, os desafios que estão postos para garantir que os processos de inclusão social que vivenciamos seja também um processo de inclusão cultural e de emancipação de grupos e indivíduos.”
          Se queremos ser mediadores de leitura, temos que ler sobre o assunto, estudar, pesquisar, abraçar a causa com muita garra; somente dessa forma, poderemos engrossar as fileiras dos que querem fazer do Brasil, um país de leitores.
         Gostaríamos de que os que se debruçassem sobre esse livro, postassem suas opiniões para que pudéssemos socializar as diversas observações

Nenhum comentário:

Postar um comentário