terça-feira, 1 de março de 2011

De olho nos livros


Cuidar do Planeta não é mais opção: é obrigação. Deve ser ensinado à criança desde cedo. Além da família, a escola é um local onde isso pode ser tratado com propriedade. Pensando assim, duas autoraas oferecem aos pais, à família e à escola a coleção "Planeta Saudável". É ver para crer!

 A coleção "Planeta Saudável", de autoria de Lucília e Cristina Garcez, publicada pela Callis, focaliza três questões fundamentais para a preservação do meio ambiente: lixo, energia e água.

Temas transversais:
Meio ambiente, ética e cidadania
Áreas do conhecimento:
Geografia, Educação Ambiental, Ecologia,
Ciências

Faixa etária recomendada: a partir de 8 anos
Interesses: Ecologia, ciências naturais, sustentabilidade

LIXO
Lucília e Cristina Garcez discutem neste livro um dos maiores problemas ambientais da atualidade: o lixo. Por dia, produzimos toneladas dele e, quando não tratado da forma correta, polui as águas, o solo e o ar. Buscando ampliar a consciência ecológica dos mais jovens, as autoras abordam temas como reciclagem, coleta seletiva, compostagem, tipos de lixo... além de darem dicas de como produzir menos lixo e ensinarem divertidas experiências.

• Aborda de maneira didática e com riqueza de informações o problema do lixo (domiciliar, industrial, hospitalar, agrícola, tecnológico etc.).
• Fala sobre reciclagem e coleta seletiva.
• Conscientiza os jovens sobre a importância de tratar o lixo.
• Pode servir como ponto de partida para uma série de atividades em sala de aula (o livro traz experiências).

ENERGIA
Imagine por um minuto um mundo sem energia. Preocupante, não é mesmo? Agora, será que você sabe de onde vem a energia que utilizamos todos os dias? As autoras Lucília e Cristina Garcez nos trazem um livro que mostra: as diferentes formas de se produzir energia, o que são fontes de energia renováveis e não renováveis, dicas preciosas para diminuir o consumo de energia e muito mais. Com várias imagens e ilustrações, este livro apresenta as informações em uma linguagem direta e didática.

• Traz importantes dicas para economizar energia.
• Ajuda a desenvolver no jovem a consciência socioecológica e mostra a importância de utilizar corretamente os recursos energéticos do planeta.
• Rico em ilustrações, tabelas e gráficos que auxiliam o leitor na compreensão do texto.

ÁGUA
Cuidar do nosso planeta é obrigação de todos e, nesse processo, conhecimento é fundamental. Água é um livro rico em informações e imagens que apresenta de forma didática o ciclo da água, seu uso pelo ser humano (indústria, agricultura, geração de energia, transporte etc.), sua composição e muito mais. Além de trazer indicações de sites e divertidas experiências.

• Aborda de maneira didática e com riqueza de informações as questões ligadas ao ciclo da água e à sua utilização pelo homem.
• Traz várias curiosidades e ensina a valorizar e a cuidar melhor da água do nosso planeta.

• Rico em ilustrações, tabelas e gráficos que auxiliam o leitor na compreensão do texto.


SAIBA MAIS SOBRE QUEM ESCREVEU:
Lucília Garcez é mineira, mas foi criada em Brasília. É doutora em Linguística Aplicada e mestre em Literatura. Foi professora de Letras na UnB e estagiou na Universidade de Lisboa. Autora de Técnica de redação, Martins Fontes, 2001, recebeu o prêmio UnB 30 Anos: Obra de Arte – Literatura, 1992, e menção honrosa e publicação no Concurso Nacional Revelação Feminina: Prêmio Cora Coralina, 1986 (Contos), promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Cristina Garcez é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, com especialização em Design – Comunicação Visual e ênfase em Ilustração Científica pela University of Newcastle, da Austrália. Ilustradora científica autônoma, com diversos trabalhos publicados, em 2005 produziu um bloco de selos para os Correios (Cupuaçu). Cristina é engajada em atividades voluntárias de Educação Ambiental, consultora do Projeto Sombra da Mata de inclusão social na zona rural de Brasília e coordenadora do Projeto Minhocasa para destinação adequada de resíduos domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário