segunda-feira, 2 de março de 2015

A Fazendinha do Bernardo



Por Elba Gomes 
Aniversário de criança encerra muitas surpresas. Cada festa traduz a tendência da moda: os lançamentos da Disney, os eternos heróis das revistas em quadrinhos, as personagens dos contos de fadas, os monstros modernos, as personagens dos desenhos animados e, mais recentemente, a Peppa Pig, a porquinha cor-de-rosa, da série britânica de desenhos animados para crianças em idade pré-escolar…
Qualquer temática compõe o ambiente de uma festa de criança e nos transporta à infância. Porém, o que me chamou a atenção no convite de aniversário do Bernardo, é que o tema era o campo, mais precisamente, uma fazendinha. Incomum, nos dias de hoje, entramos no mundo campestre, o que significou, sem dúvida, para muitas das crianças presentes o primeiro contato com a natureza; e, para os adultos, o resgate de um cenário com todos os seus componentes naturais. Aqui se via um terreirinho com galos e galinhas; ali, cerquinhas com pequenos animais; acolá latõezinhos de transportar leite. A mesa, composta com os mais variados docinhos da roça, apresentava os bichos da Fazenda que se fizeram presentes ao evento. Misturados a essa atmosfera bucólica, um pula-pula e uma piscina de bolinhas faziam a alegria da meninada.
E aconteceu de tudo: o alegre burburinho característico das crianças, o corre-corre, alguns chorinhos, carinhas sujas de brigadeiros, vestidos lambrecados de bolos, mães correndo atrás dos filhos, sucos e refrigerantes entornados na mesa e no chão, fazendo grudar os sapatos dos adultos, balões estourando, meninos correndo pela grama atrás dos cachorros que nem foram convidados, a família empenhada em receber bem os convidados, já que tem delegação natural do aniversariante, bisavós recolhidos a um canto tentando sobreviver a esse delicioso caos, tudo isso compondo esse fantástico cenário festivo.
Bernardo é filho de Renata e Juliano e neto de Ginaldo e Vera.  Criança doce, de olhos meigos, passeava entre os convidados, e, disputado pelos familiares, parecia aceitar todas as manifestações de carinho com uma naturalidade de quem já estivesse habituado ao convívio social mais intenso. Vestido a caráter, recebeu seus convidados como o real dono da Fazendinha e nem se preocupava com o que estava rolando.
Na hora do “Parabéns a você”, o cantar a música  e o bater palmas é o primeiro exercício de confraternização em que todas as crianças se sentem aniversariantes e compartilham esse ritual mágico em que, mesmo festejando o Bernardo, também se festejam e fazem sua auto-comemoração.  Coisas de crianças que praticam, como ninguém, o consciente ou inconsciente exercício da troca.
Até há pouco tempo, eu achava que comemorar aniversário de 1 ano era um desperdício (embora tivesse comemorado os das minhas filhas), que a criança não entendia nada, que a festa era para os adultos, coisa e tal. Mais recentemente, porém, reconheço que se deve comemorar, sim, porque a vida deve ser celebrada desde o primeiro instante. Aprendi que as mais belas horas da vida são aquelas que empregamos em amar as pessoas e proporcionar momentos de alegria. Ora, certamente o Bernardo, ainda que não entendesse o teor da comemoração, com certeza recebeu, de todos, mensagens de carinho e energias positivas, energias do bem que irão acompanhá-lo por toda a vida.
Que venham os aniversários de 1 ano e que todas as crianças  vivam a infância recebendo essa grande dose de amor!
lll
Fotos: diulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário