segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Colaboração do blog "Margens da Cultura"

Postado pela Professora Eva Pereira


Não se engane o leitor de O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes com o tamanho aparentemente pequeno do volume. Se a última página do livro de Ligia Cademartori ostenta o número 127 e a adequação editorial e mercadológica a uma série (Conversas com o professor) dão a impressão de ser essa uma obra de introdução simples a um tema recorrente nos debates sobre o papel da escola na formação do leitor literário, a menção a três tipos genéricos de destinatário – do próprio livro ou da literatura em geral? – é apenas a primeira amostra da capacidade que tem a autora de multiplicar os propósitos, explicitando a natureza e as funções sociais da literatura, e de fazer uma consciente, mas entusiasmada, defesa da leitura.


Assim, à medida que lemos a obra, somos encaminhados para uma conversa descontraída e prazerosa com uma leitora apaixonada e atenta, uma professora militante e especializada em literatura e em mediação da leitura, uma tradutora às voltas com os dilemas próprios de quem transita por línguas e culturas, uma adaptadora de textos clássicos preocupada em entender os propósitos e a história da criação e da recepção do texto original para preservar o máximo possível o essencial da obra de onde parte, uma crítica literária atuante que não se exime do julgamento das obras literárias, dos usos da literatura na escola e na sociedade em geral, denunciando as limitações e perigos dessa mesma sociedade. Melhor ainda: deparamo-nos com a literatura, essa arte que atua na “contramão” dos discursos instrumentalizados e burocratizados e que exige a dedicação do leitor – a transformação do tempo livre em “tempo livro”.

Para tanto, além de recolher exemplos das histórias de leitura de vários escritores e de vários personagens de livros célebres e de problematizar os modos de apresentação da literatura na escola, a autora disserta sobre a natureza e o lugar da literatura infantil e da literatura juvenil, expõe análises de textos clássicos e contemporâneos de indiscutível valor literário e organiza uma espécie de compêndio ou guia de leitura para o professor-leitor. Além disso, Ligia Cademartori faz a caracterização e a história dos diferentes gêneros literários – os contos de fadas, as histórias de aventuras, a novela picaresca e o conto policial – e dedica uma seção inteira ao “gênero difícil” da poesia.

Curiosamente, a seção sobre a poesia é a terceira e última parte do livro, aquela que, seguindo a lógica anunciada na capa, seria destinada aos grandes. Terminar falando de poesia infantil, de jogos verbais, de parlendas e adivinhas – textos aparentemente para pequenos leitores –, e acrescentar um último capítulo de defesa da literatura e da leitura frente a uma sociedade que promove a recusa e a dificuldade da tarefa (“Ler na era do consumo”) são outras das provocações de Ligia, ou melhor, outros luxos de seu livro, e uma forma de manter aberta a porta do diálogo.

Eva Pereira

Professora de Literatura


Ligia Cademartori é ensaísta e tradutora. O livro O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes recebeu, em 2010, o prêmio Cecília Meireles - O Melhor Livro Teórico. Como tradutora, integra a Lista de Honra do IBBY – International Board on Books for Young People. Nascida no Rio Grande do Sul, é moradora de Brasília desde 1984. Doutora em Teoria da Literatura, foi professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade de Brasília (UnB). Outras obras suas que discutem a relação entre criança, literatura e educação: A criança e a produção cultural (Mercado Aberto, 1982); O que é literatura infantil (Brasiliense, 1986); Literatura infantil: autoritarismo e emancipação (Ática, 1987); A formação do leitor: o papel das instituições (Moderna, 1994); Literatura infantil: políticas e concepções (Autêntica, 2008).

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